Estação Ciência participa da 11ª Semana de Arte e Cultura

Será realizada de 22 a 30 de setembro a 11ª edição da Semana de Arte e Cultura da USP, que tem como objetivo ressaltar a importância das atividades artísticas e culturais no cotidiano da Universidade de São Paulo e das práticas acadêmicas, apresentando eventos especialmente produzidos pelos seus diversos órgãos e unidades.

A programação é composta por mais de 120 atividades, como apresentações musicais e teatrais, exibição de vídeos e filmes, exposições, oficinas, mesas-redondas, palestras e visitas monitoradas a museus. A entrada é gratuita e as atividades acontecerão nos Campi de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

A Estação Ciência participa do evento com visitas monitoradas ao seu espaço expositivo, apresentação do espetáculo teatral Larguem tudo, vamos voar! e quatro oficinas gratuitas: Oficina sobre as Transformações de Energia; O Universo: mitos da criação segundo diferentes crenças; Estudando o ar e observar e caracterizar diferentes amostras de solo.

As inscrições devem ser feitas até um dia antes da data do evento. Os interessados podem enviar nome completo, número do RG e telefone de contato para o email eventos@eciencia.usp.br, aguardando retorno para confirmação da inscrição.

Confira abaixo as atividades realizadas pela Estação Ciência, também disponíveis no site da Estação Ciência (www.eciencia.usp.br):

Oficina sobre as Transformações de Energia

Aborda temas como a dilatação térmica, os princípios das máquinas térmicas e as transformações de energia mecânica em elétrica. O que há de comum entre uma locomotiva a vapor e uma usina nuclear? Quais os princípios que permitem construir máquinas térmicas como a máquina a vapor e a máquina de Stirling? A proposta da oficina é dar subsídios para responder perguntas como estas, reunindo um conjunto de maletas de demonstração relacionadas a tais temas.

Ministrantes: Maria Carmen Hermida Martinez Ruiz, Luis Henrique Sinki Kadowaki, Francisco Flávio Ribeiro Vianna

Vagas: 20

Data: 22 de setembro, das 14h às 17h

Local: Estação Ciência – Sala A

Público-alvo: a partir de 6 anos

Gratuito

O Universo: mitos da criação segundo diferentes crenças

Pautada na Geografia (nosso planeta, galáxias, aglomerados, super aglomerados) e na Ecologia, a oficina pretende oferecer ao participante uma visão geral sobre alguns aspectos do Universo em que vivemos, desde sua criação, narrada por mitos de diferentes crenças, passando pela nossa localização no cosmos.

Ministrantes: Rogério Monteiro de Oliveira e Luis Sinki Kadowaki

Vagas: 20

Data: 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h

Local: Estação Ciência – Sala A

Público-alvo: a partir de 10 anos

Gratuito

Estudando o Ar

O ar, sempre presente em nossas vidas, passa despercebido na maior parte do tempo. Nessa oficina, serão realizadas várias experiências com os professores para discutir a existência e as propriedades do ar, visando o desenvolvimento de atividades com os alunos.

Responsável: Prof. Dr. Ernst W. Hamburger (coordenador do Projeto Mão na Massa)

Colaboradores: Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro Athayde, Alexandre Hiroshi Kobashigawa e Érika Regina Mozena

Vagas: 25

Data: 27 de setembro, das 14h às 17h

Local: Estação Ciência – Sala A

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental I

Gratuito

Observar e caracterizar diferentes amostras de solo

A oficina propõe a observação e a descoberta de algumas características sobre um dos componentes dinâmicos e fundamentais da natureza, o solo, criando pequenas esculturas.

Ela visa identificar diferentes características dos solos, atentando para informações que podem ser obtidas através de observações simples que aguçam a curiosidade dos alunos. A partir de discussões sobre as diferenças ou semelhanças de algumas amostras de solo percebidas visualmente, ou outras vinculadas a nossas sensações táteis ou ainda em mistura com água, pode-se fazer uma caracterização simples dos solos.

Responsável: Prof. Dr. Ernst W. Hamburger (coordenador do Projeto Mão na Massa)

Colaboradores: Simone Falconi, Beatriz Aparecida Caprioglio de Castro Athayde e Érika Regina Mozena.

Vagas: 25

Data: 29 de setembro, das 9h às 12h

Local: Estação Ciência – Sala A

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental I

Gratuito

Larguem Tudo, Vamos Voar!

O espetáculo teatral foi idealizado a partir das comemorações pelo centenário do vôo do 14 bis e tem como tema o desejo humano de voar, em homenagem especial a Santos Dumont. A temática e a linguagem adotadas pela peça são bastante atraentes para jovens e adultos, fazendo com que busquemos o Santos Dumont que há em cada um de nós.

Larguem tudo conta com Cauê Matos e Fabíola Iszlay no elenco e é escrita e dirigida por Darci Figueiredo, numa produção do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência e da Cia. Fábula da Fíbula da Cooperativa Paulista de Teatro.

Vagas: 190

Data: 22 e 23 de setembro, às 21h

Local: Estação Ciência – Auditório Ernst Hamburger

Valor: R$ 20,00 (estudantes e professores pagam meia entrada)

Visitas Monitoradas

A Estação Ciência é um centro de difusão científica, tecnológica e cultural. Suas atrações mostram como os conceitos científicos estão presentes no cotidiano de cada um de nós. São mais de 3 mil metros quadrados de área com exposições e experimentos interativos e lúdicos, que abordam temas como física, biologia, astronomia, matemática, meteorologia, geografia, urbanismo e geologia, entre outros.

Dias e Horários: 3ª e 6ª, das 8h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 18h

Local: Rua Guaicurus, 1394 – Lapa

Telefone para informações: (11) 3673.7022, r.219 ou (11) 3675.8828

E-mail: eventos@eciencia.usp.br

Valor: R$ 2,00 (gratuito para menores de 6 anos e maiores de 60)

Fonte: aomestre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *