Teatro Humboldt lança 1ª Mostra de Teatro Estudantil

Nove escolas da região sul apresentam suas montagens, que vão do drama à comédia

A 1ª Mostra Humboldt de Teatro Estudantil foi criada com o objetivo de valorizar o trabalho teatral e criar uma nova oportunidade para a expressão artística de jovens alunos dos ensinos fundamental e médio da zona sul de São Paulo. Do dia 26 de novembro a 2 de dezembro, nove escolas apresentarão suas peças num evento aberto ao público, sem fins lucrativos. Os ingressos serão uma doação específica de acordo com as necessidades das ONGS beneficiadas. Cada dia de apresentação terá um produto (higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas etc) diferente, que substituirá o valor da entrada comum.

Participam da Mostra montagens de diversos gêneros, como drama, comédia e crônica teatral. Grande parte dos espetáculos será exibida pela primeira vez e os estudantes participantes têm idade que varia entre 13 e 18 anos.

O processo de seleção das peças que compõem a mostra foi feito pela curadoria do teatro, com base nos temas abordados e nas características técnicas, incluindo a possibilidade de articulação com o processo pedagógico. “Com a realização da primeira mostra estudantil, esperamos aguçar e difundir o interesse dos jovens e das crianças pela cultura. Pretendemos fazer com que essa mostra se torne fixa em nosso calendário anual, para que todos os anos os estudantes possam ter um espaço com a infra-estrutura necessária para apresentação desses trabalhos”, afirma Andreas Bossert, diretor responsável pelo Teatro Humboldt.

Dia 26 de novembro – sexta-feira

1ª peça: Julieta está viva

Escola Cidade Jardim/Play Pen

A obra de William Shakespeare é revista nesta fábula que investiga a possibilidade de um final diferente para Julieta, que irá utilizar a maturidade, a autonomia e a independência de outro personagem de Shakespeare, Doróteia, para alcançar o final feliz do casal que se tornou ícone do amor eterno no ocidente.

2ª peça: À margem da vida

Escola Carandá

A atmosfera de cortesia hipócrita que dissimula a brutalidade das relações humanas é uma constante nas peças de Tennessee Williams. Nesta, a crise de 29 no Estados Unidos é apresentada nas ruínas de uma típica família de classe média, num drama intimista onde os desejos e realidades das personagens formam um cruel mosaico.

Ingresso: produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, shampoo etc.) ou fraldas grandes, para doação à instituição Girassol, que trabalha no atendimento a crianças carentes.

Dia 29 de novembro – segunda-feira

Apresentação única: O burguês e o fidalgo

Colégio Luis Pasteur

Uma das obras mais “modernas” de Molière, que teve sua estréia em novembro de 1670, em Paris. Com humor, a peça fala sobre um burguês que não economiza esforços nem dinheiro para se tornar membro da nobreza. Ingenuamente ele se cerca de aproveitadores que contratou para se tornar mais culto.

Ingresso:alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal para doação à OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, que atende idosos.

Dia 30 de novembro – terça-feira

1ª peça: A sonata fantasma

Colégio Friburgo

O encontro de um jovem estudante com um velho mendigo culmina num pacto de união para entrada numa mansão, que se revela fantasmagórica, com histórico de crimes e traições. Num clima de mistério é construída a relação dos dois personagens com os habitantes do sinistro casarão.

2ª peça: No Natal a gente vem te buscar

Colégio Morumbi Sul

Uma mulher de meia idade é abandonada pela família e levada, sem saber, para uma casa de repouso. Sua mente está distante e um fato inesperado a faz retornar à realidade. É quando se depara com a visita de seus irmãos, que forçados a vê-la tentam, em vão, demonstrar alegria. Ela aparenta certo prazer em recebê-los, porém, seu destino permanece intocável: o asilo.

Ingresso: alimentos não perecíveis destinados à Associação Comunitária Monte Azul, ONG que oferece oportunidade a crianças e adolescentes não privilegiados.

Dia 1º de dezembro – quarta-feira

1ª peça: Dom Casmurro

Programa Comunitário da Reconciliação

Bentinho e Capitu, amigos de infância, se casaram por amor e foram muito felizes até que o comportamento da mulher, no velório de um amigo íntimo do casal, despertou suspeitas em Bentinho, que tomado por um ciúme doentio, se tornou sombrio e gerou constantes desavenças com a mulher, até a sofrida separação.

2ª peça: O que é o Teatro para você?

Educandário Allan Kardec

A pergunta foi ganhando diversas respostas a partir de improvisações, jogos de cena e exercícios que resultaram em quatro esquetes com respostas ao questionamento em diferentes lugares do mundo. No Brasil, uma cena. Na Rússia, uma situação. Na Inglaterra, um fato. No Hawaí, um registro, e na Alemanha, um relato.

Ingresso: roupas para garotos adolescentes, destinados à ONG Casa da Praça, que dá oportunidades para adolescentes em situação de rua.

Dia 2 de dezembro – quinta-feira

1ª peça: 100 Caras de São Paulo

Colégio Humboldt

Uma crônica de paixões e perturbações sobre São Paulo, representada a partir de oito esquetes que focam os desafios diários enfrentados pelos habitantes da cidade. A concepção estética da encenação envolve elementos de multimídia e as propostas do Teatro Físico.

2ª peça: Teen

Colégio Brasil Jovem

De forma leve e bem humorada, três adolescentes – Janaína, Flávia e Laurinha – refletem sobre suas dúvidas, seu dia-a-dia e suas angústias. Assuntos como amizade, namoro e vícios são tratados abertamente, explicitando o entusiasmo e a alegria dos jovens ao encarar a vida.

Ingresso: produtos de limpeza e biscoitos para serem doados à Associação Maria Helen Drexel, ONG que atende crianças carentes.

Horários: As primeiras peças são encenadas sempre às 19h30min

As segundas peças são encenadas sempre às 21h30min

Local: Teatro Humboldt (Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos)

Datas: do dia 26 de novembro a 02 de dezembro

Duração: aproximadamente 60 minutos, com exceção de O Burguês e o Fidalgo (2 horas e 30 min)

Capacidade: 430 lugares.

Estacionamento: grátis, 250 vagas

Acesso a portadores de deficiências.

Indicação etária: livre

Ingressos: produtos que variam de acordo com o dia das apresentações e que serão doados para ONGS

Reservas: na bilheteria, que funciona de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, e sábado e domingo, das 14h às 18h.

Informações: (11)5686.4055

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *