São Paulo ganha novo museu

Será inaugurado nesta segunda-feira, dia 08/11, o Museu do Instituto Biológico na capital paulista. O Museu reúne, de forma lúdica e didática, coleção de práticas e doenças da agricultura e da pecuária, com exposições curiosas como a de um silo com a disposição correta dos grãos e das pragas possíveis e a vida de um formigueiro vista por dentro. Há salas de interatividade com microscópios para as crianças, nas quais a vida animal e vegetal poderá ser observada.

Instalado num casarão construído na década de 40 como residência de antigos diretores, o Museu passou por restauração e adaptação, e deverá ficar aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com visitas agendadas e monitoradas.

Os pesquisadores do próprio Instituto tiveram a idéia de abrir o museu, devido às constantes consultas a que os seus arquivos eram submetidos por estudantes, professores de outras instituições e curiosos. “Resolvemos, então, criar um espaço único, onde o conhecimento e as coleções angariadas em quase um século de atuação de nosso Instituto pudessem ser apresentados de forma interativa, principalmente para as crianças”, afirma a diretora do Museu, Márcia Rebouças. Numa segunda fase, o Museu será ampliado com outras áreas de interatividade, inclusive no seu próprio jardim.

Para o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o espaço vai mostrar também a importância que as pesquisas agrícolas na área de sanidade animal e vegetal têm para o Estado de São Paulo. “As pessoas da cidade muitas vezes não estão consciente da interferência do trabalho de um laboratório de sanidade animal e vegetal na sua saúde ou do desenvolvimento de uma nova variedade de feijão na sua alimentação. A agricultura e pecuária não são feitas somente de sucessivos recordes de produção; são também fruto de décadas de pesquisas para se alcançar níveis de excelência. O Instituto Biológico é um exemplo deste trabalho”, explica. Para ele, o ineditismo do Museu servirá como vitrine para o trabalho da própria Secretaria de Agricultura.

Na ocasião da inuaguração, será apresentado ao governo o projeto de restauração do prédio do Instituto Biológico. O prédio, que precisa de reformas também na infra-estrutura, abriga mais de 100 pesquisadores que atuam na área de sanidade, com análises laboratoriais entre as mais importantes do país. Antiga reivindicação, a própria comunidade, que vê no prédio um patrimônio da cidade e uma área verde de lazer, aposta na mobilização de todos para buscar patrocinadores para a restauração do Instituto.

O Museu do Instituto Biológico fica na rua Amancio de Carvalho, 546 – Vila Mariana – São Paulo.

Agendamento de visitas: (11) 5087.1703 ou (11) 5572.9933, ou ainda mibio@biologico.sp.gov.br.

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *