Planetário para crianças

CEU (Zentro dos Estudos do Universo) lança A Turma Alto Astral, um planetário todo modificado para o público infantil. Através de uma emocionante aventura, o projeto busca alertar o público infantil para a preservação do planeta.

Conscientizar e ao mesmo tempo ensinar. Este é o objetivo da Turma Alto Astral, personagens criados para alertar o público infantil da necessidade de preservação do planeta Terra. O CEU – Centro de Estudos do Universo, localizado em Brotas – SP, considerado atualmente um dos maiores complexos astronômicos do país, acaba de inovar e lançar uma sessão de planetário infantil interativa.

Voltada para crianças de 04 a 08 anos, a sessão busca suprir a falta de opções em atividades científicas para a Educação Infantil. A Turminha Alto Astral, formada por Tiji, Dudu, Nando, Borg e o gato Plix, faz uma viagem pelo Sistema Solar e as crianças vêm, com efeitos de computação gráfica, a nave e os personagens viajando entre os planetas. Por exemplo, existe um momento em que a nave cai no mar e a sala fica cheia de bolhas de sabão.

“Esta é uma sessão exclusiva para crianças. Não é uma sessão para adultos adaptada, mas um projeto totalmente desenvolvido com personagens de desenho animado. O roteiro foi especialmente desenvolvido pelo renomado roteirista da TV, Marcio Araújo. A máquina do planetário conversa com as crianças e os personagens também. Existe muita interatividade na aventura e trabalhamos o conceito de preservação da água, solo e ar. Para conquistar a atenção da criançada, usamos vários efeitos especiais e um sistema moderno de controle de imagens por computador”, disse João Paulo Delicato, coordenador do projeto.

A sessão é narrada pela própria máquina do planetário que, além de imitar o céu estrelado numa sala arredondada, mostra as principais estrelas. No projeto, existirão várias sessões com a turminha, cada uma abordando um tema.

Para o diretor da Fundação CEU, Antonio Augusto Rabello, a Turma Alto Astral chega para extrapolar os limites técnicos de uma sessão de planetário. “Por meio de desenhos animados queremos levar interatividade ao público infantil”, declara.

Como participar