Planetário para crianças

CEU (Zentro dos Estudos do Universo) lança A Turma Alto Astral, um planetário todo modificado para o público infantil. Através de uma emocionante aventura, o projeto busca alertar o público infantil para a preservação do planeta.

Conscientizar e ao mesmo tempo ensinar. Este é o objetivo da Turma Alto Astral, personagens criados para alertar o público infantil da necessidade de preservação do planeta Terra. O CEU – Centro de Estudos do Universo, localizado em Brotas – SP, considerado atualmente um dos maiores complexos astronômicos do país, acaba de inovar e lançar uma sessão de planetário infantil interativa.

Voltada para crianças de 04 a 08 anos, a sessão busca suprir a falta de opções em atividades científicas para a Educação Infantil. A Turminha Alto Astral, formada por Tiji, Dudu, Nando, Borg e o gato Plix, faz uma viagem pelo Sistema Solar e as crianças vêm, com efeitos de computação gráfica, a nave e os personagens viajando entre os planetas. Por exemplo, existe um momento em que a nave cai no mar e a sala fica cheia de bolhas de sabão.

“Esta é uma sessão exclusiva para crianças. Não é uma sessão para adultos adaptada, mas um projeto totalmente desenvolvido com personagens de desenho animado. O roteiro foi especialmente desenvolvido pelo renomado roteirista da TV, Marcio Araújo. A máquina do planetário conversa com as crianças e os personagens também. Existe muita interatividade na aventura e trabalhamos o conceito de preservação da água, solo e ar. Para conquistar a atenção da criançada, usamos vários efeitos especiais e um sistema moderno de controle de imagens por computador”, disse João Paulo Delicato, coordenador do projeto.

A sessão é narrada pela própria máquina do planetário que, além de imitar o céu estrelado numa sala arredondada, mostra as principais estrelas. No projeto, existirão várias sessões com a turminha, cada uma abordando um tema.

Para o diretor da Fundação CEU, Antonio Augusto Rabello, a Turma Alto Astral chega para extrapolar os limites técnicos de uma sessão de planetário. “Por meio de desenhos animados queremos levar interatividade ao público infantil”, declara.

Como participar

As escolas interessadas em levar seus alunos a uma sessão da Turma do Alto Astral podem obter mais informações por meio do telefone (11) 3812.2112 (falar com Ana Paula) ou www.centroastronomico.com.br/altoastral

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *