Música e teatro de qualidade para a criançada, com entrada franca

Músicos como Hélio Ziskind e a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, da Palavra Cantada, são algumas das atrações do mês de outubro no Itaú Cultural. Os espetáculos fazem parte de uma programação especial para o público infantil, que começa dia 9, com espetáculos aos sábados e duas sessões aos domingos. Às sextas-feiras, os espetáculos são apresentados exclusivamente para crianças de casas-abrigo e escolas da periferia paulistana.

Em fase de comemoração de seus 10 anos recém-completados, a Palavra Cantada se apresenta dias 9 e 10 (sábado e domingo), às 16 horas. Aclamada pelo público e pela crítica pelo modo peculiar com que trata a nossa cultura, mostra mais uma vez o respeito à inteligência e à sensibilidade que marcam canções como Pindorama, Rato e os discos Canções de Ninar (1994), Canções de Brincar (1996), Cantigas de Roda (1996) e Canções do Brasil (2001).

Durante todo o mês, a sessão matinal dos domingos, às 11 horas, é reservada ao espetáculo interativo infanto-juvenil Contos e Cantos Populares Brasileiros, com o grupo Pé de Palavra. Formados no Núcleo de Arte-Educação da Universidade de São Paulo, eles contam histórias, cantam, dançam, propõem adivinhas e trava-línguas da tradição popular em um cenário cheio de cores e flores. No repertório, músicas próprias e cantigas de domínio público de diferentes regiões, como o maracatu pernambucano, o cacuriá maranhense, o carimbó paraense, a congada do Sudeste e o coco de todo o Nordeste. A obra do pesquisador Câmara Cascudo é referência para a mistura de contos e cantigas com brincadeiras, levando o público a participar do espetáculo.

Para os dias 16 e 17, às 16 horas, o pianista Benjamim Taubkin preparou um espetáculo especialmente para a programação. Acompanhado dos instrumentistas Stela Barbieri, Paulo Freire, Toninho Carrasqueira, João Taubkin, Ari Colares e do Núcleo de Música Abaçaí, apresenta o espetáculo Encontros e Encantos. No palco, eles contam a trajetória do compositor Pixinguinha. Por meio de jogos musicais e histórias, o grupo ensina às crianças estruturas e aspectos da música e do universo musical brasileiro, levando ao público noções de melodia, harmonia e ritmo.

O compositor Hélio Ziskind, autor de trilhas de programas infantis como Glub Glub, X-Tudo e Cocoricó, se apresenta dias 23 e 24, às 16 horas. Acompanhado das irmãs Tarsila e Tess Coelho, de 15 e 11 anos, e dos músicos Vicente Falek e Ivan Rocha, o artista pretende nos seus shows “construir uma ligação entre crianças e adultos, pais e filhos”, desenvolvendo shows para “criança gostar de música”. Ziskind recebeu quatro Prêmios Sharp: na categoria melhor disco infantil com Quero Passear (1988) e Meu Pé Meu Querido Pé (1998), e na categoria melhor canção infantil, com A Noite no Castelo (1988) e Sonho de Gibi (1995).

O espetáculo cênico-musical Murucututu encerra o Outubro da Criança no Itaú Cultural, dia 30, às 16 horas. O grupo Rodapião, formado pelos músicos Eugenio Tadeu e Miguel Queiroz, mostra arranjos delicados para canções da tradição popular brasileira e portuguesa, de autores como Antônio Madureira, Alvarenga e Ranchinho e Noel Rosa. Com uma instrumentação peculiar, o grupo utiliza chaves, pau-de-chuva, latinhas, frascos de plástico, além de viola caipira e flautas. Murucututu é o nome indígena dado a uma coruja do mato que, à noite, pia em busca de alimento. As mães indígenas invocam esse bicho para dar sono às crianças e, por isso, murucututu é considerada a mãe do sono.

Serviço

Outubro da Criança

Espetáculos infantis, de 9 a 30 de outubro, aos sábados e domingos.

Sala Itaú Cultural (270 lugares)

Entrada franca: ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Acesso para deficientes físicos

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – estação Brigadeiro do metrô

Tels. (11).2168.1776/1777

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *