O Adolescente e as Drogas no Século XXI – Seminário em 19/11

A idade de início tem se reduzido e a freqüência do consumo de bebidas alcoólicas tem aumentado entre os adolescentes brasileiros nas últimas duas décadas. Esses dados, que também são verificados para tabaco, inalantes e maconha, são constatados tanto em pesquisas epidemiológicas como no cotidiano das escolas e em centros de tratamento.

Como está a saúde mental do adolescente no Brasil? Como tratar as comorbidades (transtornos psiquiátricos que acontecem paralelamente ao abuso de drogas)? Qual o papel da mídia e possíveis influências na questão da adolescência e drogas? Como localizar a violência dentro do uso de drogas do adolescente brasileiro? Que dados justificam a existência de ambulatórios específicos para o tratamento do adolescente dependente?

Para discutir aspectos associados e caminhos a seguir, a UNIAD convidou a renomada pesquisadora americana Paula Riggs (Universidade de Colorado, Coordenadora do comitê de abuso de substâncias por adolescentes), além de alguns dos maiores especialistas brasileiros em adolescência (Ronaldo Laranjeira, Paulina Duarte, Ilana Pinsky, Renato Sérgio de Lima, Bacy Fleitlich-Bilyk, Marco Bessa) para participarem de um seminário no dia 19 de novembro. Esse seminário, O Adolescente e as Drogas no século XXI, comemora os 10 anos de existência da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) – UNIFESP.

O evento ocorrerá na UNIFESP no dia 19 de novembro e é apoiado pela SENAD (Secretaria Nacional Anti-Drogas), pelo Consulado dos EUA e pela ABEAD (Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e outras Drogas).

Informações e inscrições pelo telefone: (11) 5571.0493 ou e-mail: cursos@uniad.org.br.

As inscrições custam R$80,00 mais um quilo de alimento não-perecível. Os inscritos receberão uma cópia do livro “Adolescência e Drogas”, editado pela Editora Contexto.

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *