Férias tem exposição de espécies exóticas em São Sebastião

Espécies exóticas do fundo do mar estão à espera de visitantes nas férias de janeiro. São as visitas monitoradas à costa brasileira, promovidas pelo Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), em São Sebastião, SP.

O Cebimar estará aberto ao público entre 13 de janeiro e 6 de fevereiro de 2005, de quinta a domingo, das 14h às 17h. Os visitantes serão atendidos em grupos de cerca de dez pessoas acompanhadas por um monitor que esclarecerá dúvidas e curiosidades e transmitirá informações sobre os ecossistemas marinhos, os animais e algas que neles vivem e como as pesquisas científicas são realizadas nesta área do conhecimento.

A visita monitorada do Cebimar visa conscientizar os visitantes sobre preservação ambiental. Na primeira parte está prevista uma caminhada pela praia e costões rochosos para reconhecimento do ecossistema marinho e os organismos que nele vivem. Os monitores transmitem informações sobre as pesquisas que são realizadas no Cebimar, conceituam a questão do lixo reciclável e descartável e falam sobre os riscos que trazem à vida marinha. Serão abordados temas como a biologia dos animais cujas rotas migratórias passam pelo Litoral Norte Paulista.

Na segunda parte da visita, o grupo será levado aos tanques aquáticos contendo organismos vivos da fauna e flora marinha. Os visitantes vão conhecer novas espécies, tipos que raramente são encontrados em outras exposições. É o caso da Ascidia, um pequeno animal que vive no fundo mar, em locais mais rasos, e que facilmente pode ser confundido com uma bolinha de piche. A outra mascote da exposição é o Crinoide, um pequeno bichinho muito parecido com uma alga. Ainda nessa fase, será possível saber sobre a vida dos bichos – alimentação, reprodução, estratégias de defesa e os cuidados com aqueles que oferecem risco a vida humana.

No CEBIMAR, a entrada é franca e todas as atividades prevêem a participação de deficientes motores e sensoriais.

Mais informações podem ser encontradas na nossa página www.usp.br/cbm ou pelo telefone (12) 3862.7149.

Centro de Biologia Marinha – USP – Rod. Manoel Hipólito do Rego, km 131,5 – São Sebastião – SP – Brasil

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *