Deuses gregos em São Paulo, a coleção do museu Pergamon de Berlim

A civilização mais importante da antiguidade e também a mais influente de toda a história será tema da nova exposição da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que pela primeira vez traz ao Brasil uma coleção de 200 peças de arte greco-romana.

O deus Apolo medindo 2,2 metros observa o Panteão Grego, em forma circular, contendo a retratação de doze deuses do Olimpo. Este será o cenário da mais nova exposição do Museu de Arte Brasileira da FAAP: Deuses Gregos. Coleção do Museu Pergamon de Berlim, programada para ir até 26/11. Este acervo de arte greco-romana, um dos mais importantes do mundo, é parte da coleção do Museu Pergamon de Berlim e a exposição é fruto da parceria da FAAP com o governo brasileiro na área de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha, a Copa da Cultura. A parceria realizada ao longo de 2006 é promovida pelo Ministério da Cultura.

A Grécia sempre seduziu gerações, marcada por seus grandes pensadores, por arquitetos que criaram estilos copiados no mundo inteiro, pela criação da Democracia e do Teatro. Sua mitologia continua encantando crianças, jovens e adultos e será retratada por meio de peças em mármore, bronze e barro queimado, mostrando a dimensão e o efeito real que as obras greco-romanas tinham em seu tempo.

O público terá a chance de conferir de perto imagens de deuses, dádivas preciosas, santuários, além de aspectos do antigo ritual e da música oferecidos às divindades gregas. Esculturas dionisíacas serão mostradas em um jardim de uma vila romana, onde poderão ser apreciadas entre árvores reais e fontes de água.

Nunca uma exposição tão expressiva de arte greco-romana deixou o museu de Berlim. Nesta sua primeira trajetória, 15 pesquisadores trabalharam na descrição e na pesquisa das peças, orientadores por dois curadores: a arqueóloga alemã Dagmar Grassinger e o antropólogo brasileiro Tiago de Oliveira Pinto. Serão aproximadamente 22 toneladas de obras de arte, distribuídas em 80 caixas com o total de 90 metros cúbicos a deixarem o Museu de Berlim com destino a São Paulo. Dentro delas, Aphrodite, Artemis, Apollo, Dionísio, Zeus, Poseidon e escultura em mármore de um Pan junto a um hermafrodita, entre outras representações de deuses, heróis e semi-deuses gregos.

Antiguidade Greco-Romana

Muito mais do que demonstrar através das peças o esplendor do mundo da antiguidade greco-romana, a exposição pretende traduzir este universo ao visitante brasileiro. O curador Tiago de Oliveira Pinto lembra que o mergulho profundo na cultura da antiguidade greco-romana tem importância para a compreensão da civilização ocidental, da qual o Brasil também faz parte. “A familiaridade que temos com a cultura grega está, por exemplo, na ligação direta do transcendental com as coisas práticas da vida, a união de religião e ciência e a importância do corpo humano como parâmetro estético em nossas vidas”, comenta.

Tiago lembra ainda o aspecto da identificação que os brasileiros terão com as grandes famílias dos deuses gregos, que se assemelham aos mortais em seus anseios, suas relações de parentesco, amizades, brigas e ciúmes. “O fato de podermos exibir uma coleção no Brasil é muito importante para nós, porque nos ajuda a olhar sobre o nosso acervo com outros olhos, a organizá-lo e apreciá-lo de maneira diferente da que vínhamos fazendo há décadas”, acrescenta o Prof. Klaus Dieter Lehmann, presidente da Fundação Prussiana.

A coleção estará vindo diretamente da ‘Ilha dos Museus’, localizada no centro histórico de Berlim. O Museu do Pergamon é um dos cinco grandes museus localizados sobre uma ilha do Rio Spree, é patrimônio histórico da humanidade da Unesco e faz parte da Fundação Cultural Prussiana.

Deuses Gregos. Coleção do Museu Pergamon de Berlim’

Data: de 21/08 a 26/11

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis)

Horário: 3ª a 6ª feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Informações:(11) 3662.7198

Visitas Educativas: agendamento (11) 3662.7200

Entrada Gratuita

Fonte: aomestre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *