Centro Cultural Banco do Brasil apresenta “Novos Olhares sobre a Música”

O Projeto Novos Olhares sobre a Música tem como proposta resgatar a sensibilidade e desenvolver a segurança musical, despertando o gosto pela música erudita através de conceitos básicos, porém essenciais. De maneira prática e dinâmica, agora em dois horários, de manhã e à tarde, no CCBB/SP.

Há 03 anos o Centro Cultural Banco do Brasil vem desenvolvendo um trabalho integrado na área educativa, investindo em cultura para todas as idades e gratuitamente, mediante inscrição antecipada. São cursos ministrados por professores graduados como é o caso do “Novos Olhares sobre a música”, que pretende resgatar e desenvolver a sensibilidade, acrescentando conhecimentos musicais importantes e fundamentais, de maneira prática e dinâmica.

A proposta é dotar os participantes de um “ouvido consciente e inteligente”, por meio do aguçamento da sensibilidade e do aprimoramento do conhecimento. Este ouvir com inteligência leva as pessoas a buscarem a qualidade da música, seja ela erudita ou popular. Informações sobre comportamento em diferentes salas de concerto, formação e organização de orquestras, os principais músicos e suas obras em cada período também serão abordados.

Segundo Clarice Miranda “o propósito do conhecimento da música não é só produzir um público bem informado e sim proporcionar um clima musical, no qual haja abertura e crítica, desenvolvendo habilidades musicais e estimulando as pessoas a serem mais sensíveis”. Para Liana Justus, uma platéia bem formada “é aquela que, ao entrar no teatro, conhece a composição de uma orquestra, seus instrumentos e a importância de um maestro”. A musicista destaca também a necessidade de “situar o compositor e o período da obra, além de identificar o estilo da música que está sendo apresentada”.

O Projeto Novos Olhares Sobre a Música, que acontece uma vez ao mês no CCBB/SP, apresenta temas abordados de forma cronológica, possibilitando aos participantes uma visão histórica da Música. Esse projeto tem a chancela da Secretaria Municipal de Educação que emite os certificados aos participantes.

Programação geral:

16/10 – O Modernismo – A revolução de conceitos nas artes. Diversas tendências. Heitor Villa-Lobos, o Bach brasileiro.

27/11 – A Nova Sonoridade da Música do século XX – Século XX: o século da criação e da diversidade de tendências. O grande encontro da música oriental com a ocidental. O nascimento da música popular. um novo referencial estético: a união do erudito com o popular. A novidade e a atualidade da música contemporânea erudita musical: Johann Sebastian Bach.

Novos Olhares Sobre a Música 2004

Aos sábados, das 10h30min às 13h e das 14h às 16h30min. GRÁTIS

Coordenação: Clarice Miranda e Liana Justus

Produção: Paula Amaral

Caso necessite de fotos é só nos contatar.

Inscrições pelo telefone (11) 3113 3649, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Os inscritos devem chegar meia hora antes do início do evento. Na ausência, a vaga será cedida ao público. Os encontros terão certificados no final do ano para aqueles que participarem de 75% dos eventos. Professores da Rede Municipal de Ensino receberão certificação da Prefeitura, e do Centro Cultural Banco do Brasil.

Número de vagas: 250 pessoas (125 por sessão)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro/SP – tel: (11) 3113-3651 /3652

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 21h – www.cultura-e.com.br

fonte: aomestrecomcarinho.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *