Vida sem carro

Desisti de dirigir em São Paulo. Se a pergunta seguinte seria “como viver numa das maiores metrópoles do mundo sem carro?” eu inverto a lógica e pergunto: como viver numa das maiores metrópoles do mundo com um carro?

Trânsito caótico, violência urbana e uma indústria das multas que parece partir do pressuposto que o trânsito mais bagunçado do planeta funciona com a precisão de uma máquina. E além de tudo, dirigir nunca foi meu forte.

Ou seja, decisão tomada. Opt-out do trânsito de São Paulo.

E agora? Como proceder?

No início não é fácil, mas a internet móvel e os aplicativos para smartphones acabam por nos dar uma forcinha.

Por exemplo, o Google Maps (http://maps.google.com/). Além de indicar todos os caminhos e endereços, há alguns meses começou também a dar todas informações sobre as rotas de ônibus e demais transportes públicos de São Paulo. Transporte público em São Paulo não é dos piores do Brasil, não dá conta, mas não deixa de ser uma opção.

Táxi. São Paulo tem menos táxis do que precisa, mas ainda sim tem uma rede boa de cooperativas e muitos pontos de táxis com telefone espalhados pela cidade. Descobri recentemente um aplicativo (http://itunes.apple.com/br/app/moove-taxi/id441150234?mt=8)que te dá opções de táxis e cooperativas baseados na sua localização.

E para aqueles momentos em que realmente um carro é insubstituível, descobri que no Brasil tem uma empresa de carros compartilhados chamada Zazcar (http://zazcar.com.br/), que é a nossa ZipCar, que existe em todos os Estados Unidos e Europa. Com este serviço, você paga um plano mensal de horas de utilização de carros, recebe um cartão de acesso em casa e pode usar qualquer um dos veículos espalhados em estacionamentos pela cidade. A reserva dos carros é toda feita pela web.

Pois é, no final, tomar a decisão de viver sem carro foi mais difícil do que viver sem carro de fato. rs

Se mais pessoas abrirem mão de ter um carro só para elas, buscarem soluções inteligentes para o trânsito e contarem com a ajuda da tecnologia, nossa rotina nas grandes cidades vai ficar muito mais inspiradora. É o mundo digital facilitando e transformando nossa vida real.

Boa semana todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *